Informativo

Estudo de pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada avalia a relação entre os resultados de saúde ao nascer e o boom do ouro de 2002-2010 na Colômbia.

Banca CarlosCharris
Da esquerda para a direita: Alexandre Bragança Coelho, Elaine Aparecida Fernandes, Carlos A. Charris Vizcaino (mestrando) e José Gustavo Feres (orientador).

A dissertação intitulada Early Exposure to Macroeconomic Shocks: Gold Boom and Birth Weight in Colombia, de autoria do discente Carlos A. Charris Vizcaino e orientado pelo professor José Gustavo Feres, foi defendida no dia 21 de fevereiro de 2017 no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo principal avaliar a relação entre os resultados de saúde ao nascer e o boom do ouro de 2002-2010 na Colômbia. Foram utilizados dados dos certificados de nascimentos da Colômbia de 1998 a 2014. Entre os resultados mais importantes, destaca-se que o aumento do preço internacional do ouro reduziu a incidência de crianças nascida com peso baixo ou muito baixo em municípios produtores de ouro. Adicionalmente, o choque aumentou a fertilidade para as mães menos educadas e diminuiu o uso do cuidado pré-natal para todas as mães. Conclui-se, portanto, que o efeito renda é um determinante importante da saúde ao nascer nos municípios com produção de ouro na Colômbia.

Fonte: Carlos A. Charris Vizcaino

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 105
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2214 (Secretaria)
E-mail: ecr@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress