Informativo

Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa o efeito da escolaridade dos pais sobre estado nutricional dos filhos no Brasil

IMG-20170815-WA0015

A dissertação intitulada “Efeito da escolaridade dos pais sobre estado nutricional dos filhos no Brasil”, de autoria da discente Elisa Nolasco Pedrosa e orientada pelo professor Evandro Camargos Teixeira, foi defendida no dia 15 de agosto de 2017 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Além do professor Evandro, a banca examinadora foi composta pelas professoras Cristiana Tristão Rodrigues e Lorena Vieira Costa.

O estudo teve como objetivo principal examinar o efeito da educação dos pais no estado nutricional dos filhos, quando crianças e adolescentes, no Brasil. As evidências empíricas foram obtidas por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise da probabilidade de ocorrência de desnutrição, eutrofia (estado nutricional satisfatório), sobrepeso e obesidade foi realizada através do Modelo multinominal, o Probit ordenado.

Entre os resultados mais importantes, destaca-se que a maior da escolaridade do pai e da mãe diminui a probabilidade de desnutrição infanto-juvenil, mas em contrapartida aumenta a probabilidade de ocorrência de obesidade.

BUSCA NO SITE

Endereço

Curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 105
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2214 (Secretaria)
E-mail: ecr@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress