Informativo

Dissertação defendida no programa de pós-graduação em Economia Aplicada analisa os riscos e retornos associados à utilização da agricultura de precisão em Mato Grosso do Sul.

A dissertação intitulada “Riscos e Retornos Associados à Utilização da Agricultura de Precisão em Mato Grosso do Sul: um estudo de caso”, de autoria do discente Mateus Pereira Lavorato e orientada pelo professor Marcelo José Braga, foi defendida no dia 27 de julho de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. O trabalho buscou estudar, através da análise de uma empresa agrícola localizada no município de Chapadão do Sul – MS, os riscos e os retornos econômicos associados à utilização da agricultura de precisão como sistema de produção das culturas do milho e da soja, considerando-se os resultados das safras de 2008/2009 a 2014/2015. Para o cálculo do risco, tomado como o potencial de perdas no lucro esperado, foram utilizadas as ferramentas Value at Risk (VaR) e Conditional Value at Risk (CVaR), enquanto o Índice de Sharpe Modificado foi utilizado para explorar a relação entre riscos e retornos econômicos. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, embora tenha apresentado maiores produtividades durante o período analisado, a utilização da agricultura de precisão apresentou maiores custos de produção em relação ao método produtivo convencional para ambas as culturas analisadas. Por outro lado, o sistema de precisão apresentou menores riscos tanto para o milho quanto para a soja. Ficou observado também que, apesar dos ganhos de produtividade, a utilização da agricultura de precisão como sistema produtivo levou a menores retornos econômicos na produção de milho e soja. Por esta razão, os valores calculados para o ISM levaram à conclusão de que, considerando-se o trade-off existente entre riscos e retornos, não seria vantajoso realizar a produção das culturas analisadas através do sistema de precisão. Entretanto, destaca-se que a análise foi realizada para um caso específico, de modo que a generalização dos resultados encontrados na pesquisa deve ser realizada com parcimônia. Ressalta-se que, especialmente no caso da soja, os lucros esperados na produção sob ambos os sistemas foram relativamente similares. Deste modo, não se deve desprezar o potencial da agricultura de precisão como sistema produtivo, tendo em vista a capacidade deste sistema em aumentar a produtividade agrícola.

Tese_Mateus Pereira Lavorato
Da esquerda para a direita: Francisco de Assis de Carvalho Pinto (DEA/UFV), Mateus Lavorato, Marcelo José Braga (DER/UFV) e Thiago de Melo Teixeira da Costa (DAD/UFV)

Fonte: Mateus Pereira Lavorato

BUSCA NO SITE

Endereço

Curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 105
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2214 (Secretaria)
E-mail: ecr@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress