Informativo

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa vários aspectos da economia da saúde no Brasil.

Tese_Bladimir Carrillo

A tese “Three Essays on Health Economics”, escrita pelo estudante Bladimir Carrillo, orientado pelo professor José Gustavo Féres, foi defendida dia 11 de abril de 2017 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Além do orientador do estudante, a banca examinadora foi composta por Miguel Nathan Foguel (IPEA), Cristiana Tristão Rodrigues (DEE, UFV), Marcelo José Braga (DER/ UFV) e Maria Micheliana da Costa Silva (DER/UFV).

A tese está dividida em três artigos que analisam vários aspectos da economia da saúde no Brasil. O primeiro trata da relação entre o baixo peso ao nascer e a mortalidade infantil, um assunto importante, dados os crescentes recursos públicos dedicados à prevenção e redução da incidência do baixo peso ao nascer. A inovação deste artigo é usar uma base de dados única que permite usar uma estratégia que compara irmãos gêmeos para eliminar a influência de fatores não observados. O segundo ensaio é o primeiro trabalho a estimar as externalidades locais da queima de floresta na saúde infantil. Assim, contribui ao debate sobre os custos e benefícios das políticas que têm como objetivo controlar o desmatamento, principalmente gerado através de queimadas. Finalmente, o terceiro artigo estima o efeito do programa Mais Médicos sobre hospitalizações em crianças. É amplamente acreditado que os médicos assumem um papel importante na saúde das crianças, mas existe virtualmente pouca pesquisa documentando a sua importância. Logo, a contribuição chave deste estudo é fornecer subsídios que poderiam ser usados numa análise custo-benefício para guiar futuras tomadas de decisão acerca de política pública voltada à saúde no Brasil. Dada a ampla evidência documentando a importância das condições de saúde nos primeiros estágios da vida na formação de capital humano, os resultados da tese contribuem para o melhor entendimento de intervenções específicas que podem ter efeitos duradouros na desigualdade e nas condições socioeconômicas dos indivíduos.

Fonte: Leonardo Bornacki de Mattos

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada
Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
Prédio Anexo, 1º Andar, Sala 105
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2214 (Secretaria)
E-mail: ecr@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress